Você conhece a Fundação Tiradentes? Vamos explicar o que é, como surgiu e porque surgiu.
A Fundação Tiradentes é uma instituição do terceiro setor, ou seja, uma instituição privada mas sem fins lucrativos. Ela foi constituída com o foco de proteger quem protege a sociedade goiana, com vários programas que vão desde o serviço social até o fardamento do policial militar.
Mantida especialmente pelo Fundo de Assistência Social (FAS) através da Lei 11.866 de 26 de dezembro de 1992 (arts. 44 a 50) e pelo sistema de co-participação dos contribuintes, a Fundação Tiradentes foi criada em 10 de julho de 2003, onde se dedica, desde então, a promoção da melhoria de vida dos militares estaduais e seus familiares. É preciso ressaltar que todas as organizações representativas de classe participaram como instituidoras da Fundação Tiradentes, doando um valor de R$5.000,00 (cindo mil reais) e, assim, caminham juntas há mais de 15 anos.
Em fevereiro de 2018, a ASPRA-CE visitou a Fundação Tiradentes, com o fito de conhecer a iniciativa, os programas e estreitar laços, visando assim um projeto que congregue a área social das corporações militares estaduais e associações cearenses, mas com as características inerentes a realidade de nosso estado. A ASPRA-CE conheceu também o Hospital do Policial Militar, que foi fundado em 1994 com verba do FAS e, atualmente é gerido pela Fundação Tiradentes. O HPM faz parte do Complexo de Saúde do Policial Militar que a Fundação mantém juntamente com a Polícia Militar de Goiás, atendendo em torno de 70 (setenta) mil vidas entre policiais ativos, inativos, pensionistas e seus dependentes. Todos os exames e tratamentos são conveniados pelo IPASGO (Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás), o equivalente ao ISSEC no Ceará, e no caso dos segurados pelo instituto, a parte dos beneficiários é totalmente coberta pela Fundação.
A gerência da Fundação Tiradentes é composta por três conselhos (Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Curadores) e é fiscalizada pelo Ministério Público goiano e atualmente conta com 11 (onze) oficiais, 1 (um) praça e 4 (quatro) civis.
Confira a matéria sobre a visita a Fundação Tiradentes clicando no link:
http://asprace.siteonlinefortaleza.com.br/acs-presente/acs-visita-fundacao-tiradentes/
Quer conhecer o regulamento da Fundação Tiradentes e do IPASGO? Basta clicar nos links a seguir:
IPASGO
regulamento geral Fundação Tiradentes 2019