Sobre a repercussão da prisão de 44 PMs acusados de envolvimento na Chacina da Grande Messejana para a Secretaria da Segurança Pública, Delci Teixeira afirma: “A própria chacina já foi um golpe muito pesado para a Segurança. A prisão desses policiais já foi outro golpe pesado. O que nós temos que entender é que a justiça vai ser feita. Eu particularmente entendo que num número tão grande de policiais que foram presos, desses 44, certamente tem gente ali que não deveria ter sido presa. Eu não tive acesso aos inquéritos, não tive acesso às apurações, mas estou inclinado a concordar que algumas pessoas foram presas por que estavam na região e talvez não tivessem nenhuma participação nisso.
Claro que dentre essas pessoas devem estar aquelas que tiveram participação, mas eu acredito que alguns dos policiais que estão presos certamente não serão condenados, mas estão presos e isso já é uma condenação muito grande”.
Pergunto sobre o modo como a SSPDS vem lidando com o caso a fim de não causar um racha na corporação e o secretário afirma que vem pedindo calma aos comandos: “Na realidade, o foco está errado. Se tivessem que reclamar com alguém pela prisão teria que ser com a Justiça e não com o Governo do Estado.
Houve a apuração por parte da Controladoria Geral de Disciplina (CGD) e essa apuração foi ao Ministério Público, que examinou e apresentou a denúncia. A Justiça acatou esse pedido. Eu acho que está havendo uma exploração política dessa situação. Nós temos dito aos comandos, em conversa com a tropa, que nós temos que manter a calma. Nós temos obrigação de defender e respeitar a Justiça. Eu acredito que parte desses policiais não deverão ser condenados, mas nós temos que aguardar isso”.
Fonte: O Povo