Durante reunião na tarde de hoje (04) no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará com o comandante adjunto, Cel. Adriano Soares, o presidente da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará, SGT Eliziano Queiroz conversou sobre o Provimento 08/2018, do Tribunal de Justiça do Ceará, que trata sobre a lavratura de TCO por Policiais Militares. Na ocasião foi informado ao presidente da ACS que a Academia Estadual de Segurança Pública – AESP está ministrando orientações sobre os procedimentos técnicos que deverão ser utilizados durante Termo Circunstanciado de Ocorrência, nos mesmos moldes utilizados pela Polícia Militar de Santa Catarina. Nesse primeiro momento, as técnicas estão sendo repassadas para o oficiais e, posteriormente, para as praças.
Quando o assunto passou para a saúde dos militares, SGT Eliziano Queiroz sugeriu ao comandante adjunto a criação de uma comissão para estudar a mesma, bem como um seminário para que possa ser debatido e que sugestões concretas possam ser roteirizadas e apresentadas. “Rotineiramente somos abordados por PMs e seus familiares para que possamos ajudar no tocante da saúde. Sugerimos que seja reestruturado e ampliado o quadro de saúde da PMCE, incluindo aqui a criação de policlínicas, que possam dar provimento ao cuidado da saúde primária do nosso policial e bombeiro”, explicou o presidente. A reestruturação e ampliação se dá pela necessidade de ter profissionais tanto de nível superior como de nível técnico, que poderão trabalhar nas policlínicas sugeridas pela entidade, tanto na capital como em cidades-pólo do interior do estado, com o intuito de diagnosticar, prevenir e tratar doenças a fim de manter o Policial Militar em condições para o exercício de sua função. Na PM de Goiás por exemplo, o Anexo II da Portaria 764/2010 mostra a importância de realizar exames anualmente, uma vez que é preciso cuidar de quem protege a sociedade.
Outro ponto tratado na reunião foi sobre o pagamento de uniforme para Cabos e Soldados, uma vez que existem turmas que não recebem fardas há mais de três anos.
Sobre as condições de infra-estrutura dos quartéis, capital e interior, onde uma comissão foi instaurada pela própria PMCE, o presidente da ACS questionou o relatório. Cel. Jano explicou que o diagnóstico feito pela comissão ja se encontra na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado.
Finalizando o encontro, SGT Eliziano Queiroz cobrou mais uma vez sobre o curso de nivelamento do POG, onde foi informado pelo Cel. Adriano que serão abertas vagas para a instrução, respeitando a ordem do mais antigo para o mais moderno.
#ACSPresente
#ACS56Anos