Foram registrados 1.580 estupros no Ceará somente no ano de 2015, de acordo com o 10º Anuário de Segurança Pública, o mais novo relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Os números representam que, a cada dia, 4 pessoas são estupradas no estado.
De acordo com o documento publicado nesta quinta-feira (3), houve uma redução de 6,3% em relação aos casos de 2014, quando foram registrados 1.687 estupros. Apesar da retração, o FBSP aponta que não é possível firmar que realmente houve uma redução do número de estupros, já que a subnotificação desse tipo de crime é extremamente elevada.
“O crime de estupro é aquele que apresenta a maior taxa de subnotificação no mundo, então é difícil avaliar se houve de fato uma redução da incidência deste crime no País”, alerta Samira Bueno, diretora executiva do FBSP.
No ranking dos estados com maior número de casos, o Ceará fica em 10º. O estado com o maior número de casos foi São Paulo, que responde por pouco mais de um quinto (20,4%) dos estupros no país: 9.265. O número, entretanto, representa uma redução de 761 (7,6%) em relação ao ano anterior, quando foram registrados 10.026 estupros. Já Roraima foi o estado com o menor número de estupros registrados, 180. O que representa 98 (35,3%) a menos que no ano anterior.