“Estamos acompanhando de perto as atividades da Assembleia Legislativa, uma vez que é lá que está tramitando a mensagem da Média do Nordeste”. Essas são as palavras do presidente executivo da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Estado do Ceará, 1º SGT PM Eliziano Queiroz, na manhã desta sexta-feira, 24.
A Mensagem nº8.083/17, oriunda do gabinete do governador que trata sobre a remuneração dos militares estaduais (PMCE e CBMCE) não é a ideal, aquela construída em conjunto com as associações e os comandos das corporações. A ACSMCE está, constantemente em reuniões com o secretário da Fazenda, Mauro Filho, para que haja uma reformulação nos valores, no entanto, até agora, nenhuma medida para que isso ocorra foi tomada pelo executivo. Contudo, a atual mensagem que tramita na ALCE, teve sua admissibilidade aceita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e assim, teve seu encaminhamento para as comissões de mérito (Defesa Social; Orçamento, Tributação e Finanças; e Trabalho, Administração e Serviço Público).
É preciso lembrar que o aumento salarial é de competência do governador do estado, sr. Camilo Santana (PT). Ele quem detém o poder de conceder o aumento ou não, e qual a porcentagem do reajuste. Tanto é que, para a grande maioria do funcionários públicos, o valor do reajuste inflacionário será de 2%, segundo o mesmo, durante sua fala na Assembleia Legislativa, no dia 02 de fevereiro.