O Projeto de Lei 118/16, que institui no calendário de eventos do Estado do Ceará o Dia Estadual da Policial Militar, a ser comemorado no dia 26 de junho, foi aprovado nesta quinta-feira, 8 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Ceará. O PL, de autoria do deputado estadual Capitão Wagner (PR), sugere que, no dia da comemoração, o Governo faça campanhas voltadas ao reconhecimento e a importância das policiais femininas para a Polícia Militar, bem como eventos para o esclarecimento acerca da prevenção e medidas de combate a doenças que afetam a saúde da mulher.
Segundo Capitão Wagner, o objetivo é homenagear e reconhecer as policiais femininas que dedicam a vida profissional a ajudar a sociedade. “Reconhecemos que é uma grande conquista para a segurança pública e para a sociedade ter um contingente de policial feminina porque a sociedade é universal, não só masculina, e a maior parte é de mulheres”, explicou o parlamentar.
Mulheres na PMCE
A gestão que inaugurou o ingresso das mulheres na Polícia Militar do Ceará (PMCE), como policial, tinha como Comandante Geral, o Coronel Manoel Damasceno de Souza, que comandou a PMCE de 04/04/1994 à 31/12/1994.
Sob o edital nº 011/1994, oriundo da Diretoria de Ensino da PMCE, o então Comandante Geral da PM do Distrito Federal autorizou a cessão de policiais Militares Femininas para realização do processo seletivo no Estado do Ceará.
A missão coube às policiais Cap. QOPMF/PMDF Solange da Silva Rezende, 2º Ten. QOPMF/PMDF Priscila Riederer Rocha e a 2º Sgt. QPPMF/PMDF Vânia Ferreira Sabino, que em 26 de junho de 1994 estava previsto para darem início a formação de 10 Oficiais, 20 Sargentos, 100 Soldados combatentes e 14 musicistas, na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, comandada inicialmente pelo Cel. PM Celso Augusto Medeiros e posteriormente pelo Ten-Cel PM Francisco Célio de Freitas, o que de fato iniciou na segunda-feira, dia 27.
Fonte: Capitão Wagner