A Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará, apoia a manifestação dos policiais civis em todo o estado, inclusive o Vice-Presidente da ACSMCE Sargento Marinilson Pereira, está prestando apoio aos Policiais Civis de Juazeiro do Norte e região, em manifestação que ocorre na cidade, após o delegado Geral da Policia Civil, Dr. Andrade Júnior chamar todos os policiais civis grevista de pilantras.
Fortaleza
Em greve há oito dias, policiais civis se vestiram de preto e realizaram, ao lado de familiares, passeata ontem à noite. Eles protestaram contra as acusações de serem “pilantras” e a falta de negociação com o Governo do Ceará. A categoria pede a saída de Andrade Júnior do comando da Delegacia Geral. A greve foi decretada ilegal pela Justiça no dia 27 de setembro.
Cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar, caminharam da avenida Barão de Studart, em frente ao Palácio da Abolição — sede do Governo do Estado, onde os policiais em greve estão acampados — até a feirinha na avenida Beira Mar.
Os manifestantes carregaram um caixão, representando a morte da Polícia Civil, além de velas, para “velar o cadáver” da Segurança Pública, segundo eles. Crianças, filhas dos policiais, levaram cartazes com os dizeres “Meu pai não é pilantra”, em protesto a áudio, vazado nas redes sociais, em que Andrade Júnior, durante reunião com escrivães, refere-se aos grevistas como “pilantras”.
“Nós rejeitamos sumariamente essa fala do delegado geral e pedimos respeito aos trabalhadores da categoria. Lembramos que a Polícia Civil não é dele, é do Estado, das pessoas”, apontou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol), Francisco Lucas de Oliveira.