O dia 24 de junho é, desde 2017, celebrado o “Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militar”, e nesta data, a Associação das Praças do Estado do Ceará (ASPRA-CE), homenageia todos aqueles que escolheram estas carreiras e arriscam suas vidas pela sociedade.
A ASPRA-CE luta todos os dias pelos direitos e por melhorias nas condições de trabalho dos policiais e bombeiros militares do Ceará. A entidade reconhece o dia 24 de junho como mais um dia importante para homenagear e reconhecer o trabalho dos militares estaduais.
A diretoria executiva considera que as instituições só existem porque em seu corpo estão pessoas físicas, abnegadas que doam suas vidas em prol da sociedade, sejam combatendo a criminalidade, como no caso os Policiais Militares, sejam salvando vidas através dos Corpos de Bombeiros Militares.
A entidade enaltece a importância da data que fortalece a missão de cada policial e bombeiro militar na defesa e proteção da sociedade cearense e reforça o lema da Polícia Militar “raças de fortes, povo de bravos”.
O presidente da Associação Nacional das Entidades Representativas dos Policiais Militares – Bombeiros Militares e Pensionistas Estaduais (ANERMB), SGT Leonel Lucas, manifestou agradecimento pela mensagem recebida do presidente da ASPRA-CE, SGT Eliziano Queiroz, em comemoração pelo dia Nacional do Policial e Bombeiro Militar.
A Lei é decorrente do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 42/2016, de autoria do deputado federal subtenente Gonzaga. A data escolhida, 24 de junho de 1997, remete ao dia em que cabo Valério dos Santos Oliveira foi atingido, aos 36 anos, por bala perdida durante um protesto da Polícia Militar em Belo Horizonte, onde lutava por melhores condições de trabalho e de salário. O militar morreu em decorrência do disparo.