Dezenove presos fugiram de delegacias da Polícia Civil em Fortaleza, por meio de resgate ou arrombamento de grades, no intervalo de 72 horas. Após os incidentes, a Polícia Civil do Ceará informou que, a partir de hoje, começa força-tarefa em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania com o objetivo de transferir os detentos das delegacias da Capital e Região Metropolitana para penitenciárias.
Na manhã de ontem, cinco presos quebraram as barras dos xadrezes e trancaram o inspetor no 4º Distrito Policial, localizado no Pio XII. Horas depois, no 18º DP, na Jurema, em Caucaia, foi registrada tentativa de fuga. Na terça-feira, sete presos foram resgatados do 3º DP, no Otávio Bonfim. Eles também roubaram viatura e armas. No domingo, outros sete presos haviam sido resgatados da Delegacia Geral, no Centro, principal equipamento da Polícia Civil no Ceará.
Na fuga de ontem no 4º DP, vídeo do circuito interno de segurança obtido pelo O POVO mostra os detentos saindo por espaços entre as barras. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o policial plantonista da delegacia teve a arma roubada e os detentos fugiram no veículo que pertence ao policial civil.
Já na delegacia da Jurema, o inspetor percebeu a tentativa de fuga pelas câmeras de segurança e acionou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Foi constatado que uma das grades estava serrada e que os internos cavavam buraco.
Conforme a diretora do Sindicato da Polícia Civil, Ana Paula Lima Cavalcante, além das ações nas delegacias do Pio XII e da Jurema, ontem ainda teria sido registrada tentativa de fuga na Delegacia Metropolitana da Caucaia. Na última terça-feira, 11, ela relata ameaça de fuga na Delegacia do Eusébio.
Desativação de xadrezes
Segundo a Polícia Civil, em nota, os xadrezes das delegacias serão desativados com a transferência que começa hoje. Serão mantidos apenas aquele usados para manter presos sobre os quais estiverem sendo lavrados autos de flagrante. Eles deverão permanecer nas delegacias “apenas o tempo necessário para finalização das investigações policiais em sede de inquérito policial”, diz a Polícia.
A nota informa que as obras da Delegacia de Capturas, aguardadas há bastante tempo, foram concluídas e na semana que vem serão montados os equipamentos técnicos. Segundo a Polícia, quando a estrutura estiver em funcionamento, será possível acelerar a transferência dos presos.
Os resgates na Delegacia Geral e no 3º DP estão sob investigação para averiguar se houve quebra das normas de segurança. A viatura na qual os detentos fugiram do 3º DP, na terça-feira, foi abandonada pelos criminosos e recuperada ontem. As armas roubadas, entretanto, não haviam sido encontradas.
Fonte: O Povo