Ao menos, 20 presos conseguiram fugir de cadeias públicas e delegacias no Ceará no fim de semana passado. Os casos ocorreram na Capital e nas cidades de Russas e Madalena. O caso mais grave aconteceu em Fortaleza, onde sete detentos foram resgatados da sede da Delegacia Geral de Polícia Civil, no Centro, na manhã de domingo.
Caberá à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) apurar as circunstâncias e responsabilidades pelo resgate dos sete presos na sede da Polícia Civil.
A fuga aconteceu quando um porteiro foi rendido juntamente com um inspetor da Polícia Civil por um grupo de quatro homens armados. Eles usaram uma mulher para atrair o porteiro e o inspetor no momento em que a mulher simulava entregar alimentos e água para um preso.
Os sete foragidos foram retirados dos xadrezes e embarcaram em dois carros que já os aguardavam nas proximidades do prédio da Polícia Civil. Os fugitivos foram identificados como: Fábio Sousa da Silva, Francisco Elias Pinheiro, Rafael Augusto dos Santos, Anderson Santos da Costa, Leonardo do Nascimento Ferreira, José Nagibe de Sousa Santos e Rômulo Firmino de Sousa.
Outras
Já na cidade de Russas (a 163Km de Fortaleza), 11 detentos conseguiram escapar durante o fim de semana da Cadeia Pública daquele Município, no Vale do Jaguaribe. Eles foram identificados como Aureliano de Oliveira da Silva, Jurandir Teixeira Macena Júnior, o “Júnior Aracati”; Lindemberg George Rodrigues de Sousa, o “Berg”; Fradique Xavier Chaves, Rafael Lima Lemos, Marcos Kléber Leite da Silva, Antônio Sidney Gomes da Silva, Daniel da Silva Leite, Fábio Júnior Fernandes de Lima, Luiz Felipe de Oliveira e Janderson de Lima Cavalcante.
Outra fuga ocorreu na Cadeia Pública da cidade de Madalena (a 182Km de Fortaleza), mas as autoridades não revelaram o número de foragidos.
Fonte: Blog do Fernando Ribeiro