Após três dias em visita técnica na cidade de Curitiba/PR, a Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará retornou a Fortaleza com inúmeras novidades e idéias, especialmente no campo habitacional.
A comitiva formada pelas associações ACS, Sinpol, Assof e APS foram recebidas pela Associação da Vila Militar, que apresentou aos visitantes toda sua estrutura, localizada no bairro Rebouças na capital paranaense. Fundada em 1963, a AVM congrega na atualidade mais de 20.000 associados e 35.000 dependentes, quase a totalidade de policiais e bombeiros militares do Paraná. Prestando serviços que vão desde assistencialismo social, auxílio jurídico, financeiro e funerário, edição de obras literárias, pacotes turísticos e de recreação, transporte de mudanças e demais e demais benefícios, a AVM dá passo decisivo para a construção do condomínio em Pilarzinho, que contará com 163 casas para policiais e bombeiros militares. Outro passo importante dado pela associação paranaense é o Colégio AVM que entrará em funcionamento em 2018.
Um dos destaques da grandiosa estrutura é a Fábrica de Confecções. Com uniformes militares e civis, incluindo fardamento para Colégio Militar, a gama de diversidade vai para a casa de 150 itens. As linhas são apresentadas Profissional, Casual, Fitness, Acessórios e Calçados. A comissão visitou ainda a AVM Shop, que foi inteiramente projetado para atender os seus clientes. A loja localizada no 3º andar da sede da associação em Curitiba ocupa 300 metros quadrados com projeto marcado pela sustentabilidade, o que gerou uma economia de R$80 mil.
Levados para conhecer a Academia Policial Militar do Guatupê, na cidade de são José dos Pinhais, a comitiva conheceu seus 35.000 metros quadrados, onde são formados oficiais e praças da Policia Militar do do Paraná. Após a visita, o presidente da ACS, 1º SGT PMCE Eliziano Queiroz e demais representantes foram recepcionados pelos comandos gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar paranaenses. “Gostaria de agradecer ao comandante Cel. Maurício Torquato pela receptividade com que nos recebeu, não só ele, mas todos os milicianos que tivemos o prazer de conversar”, enfatizou o presidente da ACS.
A Companhia de Habitação do Paraná foi outra parada da comitiva. Na ocasião, o diretor presidente, sr. Abelardo Lupion apresentou a ACS e demais associações como a Companhia, fundada em 1965, trabalha. Uma empresa de economia mista que atua na execução dos programas habitacionais do Governo do Paraná. A missão da Cohapar é atuar de forma ampla no âmbito da habitação, buscando equacionar e resolver o déficit habitacional do Estado, prioritariamente à população de baixa renda, contudo buscando soluções para toda a sociedade. A empresa tem sede em Curitiba e mantém 12 escritórios em todas as regiões do estado.
“Não podemos deixar de agradecer não só a hospitalidade dos paranaenses, mas tudo que nos foi proporcionado conhecer. O diretor técnico da Cohab Curitiba, sr. Mauro Cesar Kugler e claro, o Cel. Iranil dos Santos pela doação de livros feita através do Instituto Histórico para a biblioteca da ACS. Saímos daqui minados de novas idéias, com base para novos projetos para nossos militares cearenses”, falou agradecido SGT Eliziano Queiroz.