Um morador da zona rural de Crateús (distante de Fortaleza 354 quilômetros), foi atacado por um jacaré que “invadiu” o quintal da residência dele neste fim de semana. O dono da residência tentou capturar o animal e sofreu uma mordida na mão esquerda, sendo levado ao Hospital Municipal de Crateús.
De acordo com o subtenente Alexandre, do Corpo de Bombeiro , o proprietário da casa sofreu corte em três dedos e não corre risco de sequelas graves. “Nós realizamos os primeiros atendimentos, suturamos três dedos atingidos, mas ele não tem risco de perder a mão ou algo mais sério”, afirma.
O Corpo de Bombeiros alerta que esse tipo de animal é protegido por lei ambiental e não pode ser abatido, o que configura crime. “Nesse caso, o correto é acionar os bombeiros”, afirma.
Ainda conforme subtenente, neste período do ano, com seca nos rios do Ceará, os jacarés procuram áreas próximas a propriedades em busca de alimentos. Eles passam a se alimentar de animais com galinhas e pintos de fazendas nas zonas rurais das cidades.
Neste ano, foram resgatados dois jacarés em residências rurais na cidade de Crateús. “Não temos uma explicação por que esses animais aparecem por aqui. É algo sem explicação, porque o jacaré não é um animal natural do Sertão”, afirma o bombeiro.
A ACS enaltece a participação de seu ex-representante, Cabo BM Costa, que de forma correta conseguiu imobilizar o animal.
Com informações do G1.