O governador Camilo Santana sancionou lei aprovada pela Assembleia Legislativa que autoriza a realização de concurso para o cargo de agente penitenciário no Ceará. A assinatura da lei foi feita, ao vivo, durante bate-papo com internautas pelo Facebook, na tarde de ontem. Camilo prometeu ainda uma publicação célere da norma no Diário Oficial e informou que a previsão para o lançamento do edital é dia 17 deste mês.
A lei que autoriza a realização do concurso foi aprovada no último dia 29 de junho e prevê a criação de mil vagas para a categoria, sendo 805 novas vagas e 195 vagas já criadas anteriormente. Os cargos de agente penitenciário serão integrantes da carreira de segurança penitenciária, com lotação na Secretaria da Justiça e Cidadania.
Questionado sobre o percentual destinado ao público feminino, o governador prometeu rever o quantitativo de vagas. “Eu vou falar com a secretária Socorro França pra ver se a gente consegue aumentar. Por que essa discriminação com as mulheres? Pra ver se a gente, pelo menos, possa dobrar a quantidade. Preciso saber o que está previsto em lei, mas assumo o compromisso com você que é mulher e está interessada no concurso”, disse o chefe do Executivo. Das 1.000 vagas para o cargo de agente penitenciário, apenas 5% são destinadas às mulheres.
“Estou assinando, neste momento, a sanção da lei, que será publicada hoje no Diário Oficial e com isso nós já podemos lançar o edital. Eu tinha dito que seria dia 15, mas como dia 15 é um sábado, o edital será lançado no dia 17. Podem continuar estudando”, frisou Camilo.
Viaturas
O governador anunciou, ainda, a entrega de novas viaturas de polícia para Fortaleza e Região Metropolitana. O evento acontecerá na próxima semana. Ele, inclusive, informou que autorizou a compra de mais veículos para serem encaminhadas ao interior do Estado. Anunciou também a ampliação de novos batalhões do Raio, além da convocação de mais policiais civis, militares e efetivo para o Corpo de Bombeiro.
Mais
O governador Camilo Santana lembrou ainda que, amanhã (06), pagará a primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores públicos.
Fonte: jornal O Estado Ce