O homem acusado de chefiar uma quadrilha interestadual de assaltantes de bancos e de matar um policial militar cearense, em Jaguaribara no ano de 2011, foi preso pela Polícia Federal, no Rio Grande do Norte. De acordo com a PF, contra Gustavo Honorato Santana, de 44 anos, havia dois mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça por crimes cometidos nos municípios de Jaicós, no Piauí e Vitorino Freire, no Maranhão.
A prisão do assaltante de bancos ocorreu após investigações realizadas por policiais da Delegacia da PF, em Mossoró. Os federais obtiveram informações sobre os prováveis endereços onde ele poderia estar escondido na capital potiguar.
Durante as buscas para prender Gustavo, também foram cumpridos, com apoio da Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deicor), dois mandados de busca expedidos pela Justiça em endereços residenciais de alguns dos parentes de Gustavo, inclusive, o de uma lha dele. Nos imóveis, os agentes, apreenderam R$ 27 mil em espécie, balaclavas, luvas, documentos falsos, rádios comunicadores, entre outros objetos. Após a prisão, o homem foi levado para a sede da Superintendência Regional da PF, onde permanecerá aguardando o pronunciamento da Justiça.
Jaguaribara
No dia 1º de fevereiro de 2012, Gustavo Honorato e seus comparsas invadiram a cidade de Jaguaribara (distante 285Km de Fortaleza) armados de fuzis de calibre 5.56, escopetas e pistolas 380, além de coletes à prova de balas. O ataque dos criminosos resultou na morte do soldado PM Antônio Carlos Nogueira da Silva, 35. Outro PM e um inspetor caíram feridos.
Durante as buscas ao grupo, um dos assaltantes foi preso. O potiguar Djangues Santiago da Cruz, 35, confessou que o grupo pretendia render os policiais militares do Destacamento, roubar suas fardas e invadir a agência do BB após um carro-forte deixar ali os malotes contendo R$ 1 milhão. Em depoimento à Polícia, o bandido, que é natural de Mossoró (RN) e estava morando em Limoeiro do Norte (CE) contou que o grupo era cheado pelo assaltante Gustavo Honorato, também conhecido pelo apelido de ‘Irmãozinho’.