A Associação das Praças do Estado do Ceará vem por meio desta, desmentir informações que estão sendo veiculadas nas mídias sociais.
Ao realizar a solicitação de prestação de contas referente a construção dos 03 (três) campos de futebol society, vestiários e banheiros do Clube de Camping CB Lucena; reforma da sede administrativa; festas realizadas pela entidade na capital e interior; associados contemplados nos sorteios das festas; despesa com ajuda de custo dos diretores; balanços anuais de 2015 a 2018; despesas da Casa de Apoio 03 de Janeiro e; 3ª e 4ª reformas estatutárias, o associado recebeu as informações detalhadas conforme os ofícios protocolados na secretaria da instituição, através de ofício e com anexo em forma de cd-rom.
Foi esclarecido no devido ofício de resposta que, conforme a seção IV, artigo 7º do Estatuto da ASPRA-CE, o associado tem direitos, dentre eles “solicitar por escrito, a qualquer tempo, quaisquer informações pertinentes à administração da entidade”; bem como no artigo 9º, quanto a disciplina, no qual foi citado: “O associado que infringir qualquer dispositivo deste Estatuto ficará sujeito às seguintes penalidades, garantindo-lhe o contraditório e
ampla defesa: alínea c. Desrespeitar os Diretores, representantes legais, colaboradores quando no desempenho de suas funções;”. Em momento algum houve ameaça por parte do diretor responsável, todavia, apenas esclarecimentos quanto a direitos e deveres como associados de uma entidade privada sem fins lucrativos e, exatamente por essa última explicitação, que, os números desenvolvidos pela ASPRA-CE são de interesse apenas dos associados, sendo assim solicitada que a publicidade desses dados não seja feita de forma indiscriminada, visando inclusive, questões de segurança institucional e pessoal dos colaboradores que trabalham para ajudar a alavancar a instituição.
A prestação de contas é feita anualmente, conforme o estatuto no Artigo 13 – A Assembleia Geral reunir-se-á em sessões Ordinárias e Extraordinárias regularmente convocadas e nela serão apreciados os assuntos constantes da Ordem do Dia. I- Em Sessão Ordinária a Assembleia se reunirá: a. Anualmente, até a segunda quinzena do mês de março, para exame da situação econômico-financeira da Associação e para discutir e votar o relatório da Diretoria Executiva e o Balanço do exercício anterior; durante assembleia geral ordinária convocada com o objetivo de analisar a situação econômico financeira, sempre com lisura, através de publicação no Diário Oficial do Estado e redes sociais. É preciso enfatizar ainda que já foram realizadas 03 (três) prestações de contas:
*22/02/17 – referente ao ano base de 2015;
*18/08/17 – referente ao ano base de 2016; e
*15/06/18 – referente ao ano base de 2017.
Inclusive, já realizou a publicação da convocação para a quarta prestação de contas que acontecerá dia 12/03/19.
A Diretoria Executiva está sempre a disposição para sanar dúvidas pertinentes a gestão da ASPRA-CE.