Em 26 de abril de 2016, a Associação dos Cabos e Soldados Militares do Estado do Ceará visitou o destacamento da PM da cidade de Morrinhos (208 km da capital). Na ocasião, a visita se estendeu até o Fórum da cidade, onde o presidente da entidade, 1º SGT PM Eliziano Queiroz, o subdiretor financeiro CB Augusto e o advogado Micias Bezerra, participaram de reunião com o Juiz e Promotor de Justiça, Des. Tadeu Trindade de Ávila e Oigrésio Moraes. Na oportunidade foram denunciadas as condições de trabalho dos policiais militares na cadeia pública, salas escuras e sem ventilação, instalação elétrica e hidráulica deterioradas com fiação exposta, infiltração no teto e nas paredes, banheiros quebrados e sem luz, portões carcomidos pela ferrugem, além de mobília sem qualquer possibilidade de uso. Foi denunciado inclusive, a acumulação de cargos por parte dos PM’s, que também exerciam a função de agentes penitenciários.
Contudo, 2017 está começando melhor para os policiais daquela cidade. Após intensa cobrança por parte do setor jurídico da ACSMCE, as mudanças finalmente aconteceram.
A cadeia pública de Morrinhos está em reforma, os Policiais Militares já não fazem mais a guarda de presos, tampouco trabalham na cadeia. Estão em alojamento provisório, cedido pela prefeitura municipal, que em breve cederá uma casa que funcionará como alojamento e sede do destacamento.
Não há vitória sem luta, e a ACSMCE segue firme e forte pelos direitos dos militares estaduais.
#ACSPresente