Uma viatura do Corpo de Bombeiros capotou na noite deste domingo, por volta das 19 horas, enquanto ia atender a uma ocorrência de incêndio no Maciço de Baturité. Segundo a capitã Juliany Freire, relações públicas dos Bombeiros, quatro homens estavam no caminhão, que tentava descer a serra, vindos de Aratuba, a 107 quilômetros de Fortaleza. No capotamento, dois deles se feriram com gravidade e os outros dois tiveram ferimentos leves e estavam conscientes.
Eles foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Aracoiaba (95 quilômetros da Capital) e um dos feridos foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o outro Hospital e Maternidade Santa Izabel, ambos da cidade.
Cinco viaturas saíram de Fortaleza para o local para ajudar no atendimento da ocorrência: duas ambulâncias, duas viaturas de salvamento e uma viatura do coordenador de operações.
Os bombeiros estavam indo conter um incêndio na mata da serra, comum nessa época do ano. A relações públicas não soube informar as proporções do incêndio nem se a equipe chegou a controlar o fogo.
Segundo a relações públicas, a corporação estava tentando transferir os dois feridos para Fortaleza e estava preparando uma ambulância para transportá-los com segurança.
Nota do Comando Geral do CBMCE
O Comando Geral do CBMCE informa que quatro bombeiros militares lotados no quartel de Guaramiranga sofreram um acidente por volta das 19h de ontem (11) em Aratuba, quando no deslocamento de uma ocorrência de incêndio em vegetação. A princípio, as duas vítimas em melhor estado de saúde sofreram ferimentos superficiais decorrentes do impacto, a saber, o Sub Ten Francisco José Ferreira do Nascimento e o 1°Sgt Lúcio Flávio Gomes de Sousa. Já as duas vítimas em estado mais grave foram conduzidas a hospitais do município de Aracoiaba.
Após a autorização médica e posterior estabilização, o Sd José Adairton Ferreira Pontes foi transferido para Fortaleza numa viatura do SAMU, assim como o Sd Antônio Anderson Jesus Rodrigues, que veio transportado num helicóptero da CIOPAER, ambos conduzidos ao IJF-Centro.
Quanto ao estado de saúde, o St José e o 1°Sgt Flávio encontram-se conscientes, orientados e compareceram ao IJF na madrugada desta segunda-feira (12) para uma avaliação mais detalhada.
O Sd Adairton encontra-se consciente, teve lacerações na cabeça que foram suturadas e está em observação, seu quadro é estável.
O Sd Anderson está sedado, apresentou TCE e teve fraturas de face. A conduta é aguardar a evolução do quadro através da realização periódica de exames para definir se há ou não necessidade de cirurgia. Enquanto isso, o militar permanecerá sedado e monitorado.
Pedimos que a família bombeiro militar permaneça unida em oração pelos nossos irmãos e que, se possível, evitem se deslocar ao IJF para evitar transtornos decorrentes da grande concentração de pessoas. Compreendemos a preocupação de todos e informamos que estamos tomando todas as providências cabíveis para garantir o bom atendimento dos nossos BBMM e de suas respectivas famílias.
Heraldo Maia Pacheco
Coronel Comandante Geral do CBMCE.
Fonte: O Povo / CBMCE / TV Verdes Mares