Pautas de temas relevantes para a categoria são levadas rotineiramente pela Associação dos Cabos e Soldados Militares do Estado Ceará para a SSPDS.
Com isto, o presidente da ACS, 1º SGT PMCE Eliziano Queiroz, em conjunto com o secretário do Conselho Deliberativo da entidade, 1º SGT PMCE Zilvan Amaro, se reuniu com o secretário da segurança pública do estado, Dr. André Costa, onde apresentou inúmeras pautas importantes que visam acrescentar qualidade aos serviços prestados pelos PMs/BMs.
Sobre a Operação Cerco – Sefaz, o presidente da ACS solicitou ao secretário da SSPDS que fosse reajustado as diárias, como também a melhoria dos alojamentos nos postos da Sefaz, pauta já tratada na Mesa Setorial; SGT Eliziano Queiroz cobrou do secretário um posicionamento quanto a questão da habitação, uma vez que o Decreto 32.288 foi assinado pelo governador e a procura pela casa própria por policiais e bombeiros militares é intensa. Outro ponto questionado pela ACS foi sobre as armas adquiridas pela SSPDS para a PMCE. Dr. André informou que o pregão internacional foi vencido pela empresa Sig Sauer, com a pistola P320, arma utilizada pelas forças americana e inglesa e que, deverão ser entregues até junho deste ano.
Formação continuada, outra pauta apresentada na reunião, sgt Eliziano Queiroz solicitou que fosse iniciada o mais breve possível, uma vez que essa demanda é cobrada rotineiramente pelos policiais, principalmente os mais antigos.
“Nossa grande preocupação se dá também na questão estrutural. Hoje, 90% dos destacamentos não estão em condições de receber nossos policiais. Pleiteamos aqui a possibilidade de casas do poder judiciário, que estão fechadas, de serem utilizadas como sedes de destacamentos”, explicou o presidente.
Foi apresentado ao secretário da pasta um programa de cunho social, voltado para os filhos dos militares estaduais, que tem como prioridade “encaminhar para o mercado de trabalho filhos de policiais e bombeiros militares, incentivando assim, nossos familiares”, explanou SGT Eliziano Queiroz ao Dr. André.
Com o incremento de quase 5.000 (cinco mil) novos policiais militares na Gloriosa, surge a necessidade de colchões para os alojamentos tanto da capital como do interior do estado, visto isso, SGT Eliziano Queiroz requereu junto a Secretaria de Segurança Pública a compra desses bens, visando o descanso dos militares nas casernas.
“Para finalizar Sr. Secretário, precisamos cuidar da saúde do nosso homem. Estivemos em Goiás, onde conhecemos o programa anual de inspeção de saúde da PMGO. Todos os Policiais Militares são obrigados a, anualmente, realizar exames médicos (laboratoriais, ergométricos, auditivos) que comprovem a aptidão dos mesmos para o exercício da função. Outro modelo goiano que devemos tomar como base é o de pagamento de uniforme. São modelo positivos que devemos trazer para o Ceará e alavancar nossa segurança pública”, finalizou o presidente da ACS.